Get Adobe Flash player

Neymar expôs os cabeças de bagre e a falta de qualidade no futebol brasileiro

Neymar expôs os cabeças de bagre e a falta de qualidade no futebol brasileiro

De alguns meses para cá tornou-se inevitável deixar de ver ou ouvir algo relacionado a Neymar, disparado o melhor jogador do Santos, time de futebol que dispensa apresentações por ter sido palco para outra estrela do futebol, Robinho Pelé. Comerciais de televisão, jogos de futebol, cartazes promocionais e até mesmo bonecos em tamanho real em lojas fazem do jogador um garoto propaganda muito bem explorado e bem pago.

O mito de que jogador de futebol só conseguiria ter sucesso financeiro através de uma passagem por um grande time europeu acaba de cair. Em pouquíssimo tempo, o jovem Neymar conseguiu o que muitos veteranos condecorados não conseguiram, ganhar o que quer, jogando onde quer, perto de seus amigos e família.

A segurança emocional e financeira de Neymar

O sucesso do jogador santista não é gratuito, vem de um trabalho feito com ele enquanto garoto e ao longo do seu desenvolvimento por parte da equipe técnica do Santos, tendo acompanhamento psicológico em todas as instâncias.

Diferentemente de Robinho, Neymar frequentou bons colégios, teve a influência familiar presente e de maturidade invejável. Robinho, também lançado na Vila Belmiro, forçou sua saída do Santos para o Real Madrid, depois forçou para o Manchester City e hoje joga de vez em quando no Milan. Seus dribles desconcertantes ficaram para trás, jogadas de videotape, coisa de jogador que não se reinventou e quis jogar com o nome ao invés de se dedicar ao gol.

Ao contrário do que se esperava e contando com o apoio dos pais e do departamento de marketing do Santos, Neymar disse não a grandes times e preferiu ficar no Brasil. Sábia decisão.

Estima-se que seus rendimentos estejam na casa dos R$ 3 milhões mensais, entre salário e patrocínios. Considero o valor merecido.

Entretenimento e publicidade geram mais ganhos que salário

Neymar não ganha para colocar os pés na bola, se fosse apenas para isso, muito menos seria oferecido. Ganha para levar entretenimento ao público, assim como os grandes gladiadores faziam em Roma. O seu valor está em agregar pessoas, levando a elas, além de seu belo futebol, marcas, produtos e ideias de patrocinadores.

Outro jogador que fez muito bem essa linha foi David Beckham. Quando foi contratado pelo Real Madrid fez as vendas da camisa do time disparar na Ásia a ponto de ter os valores de sua contratação zerados pelo comércio.

É isso aí, publicidade pura! Jogador bom e que não “apronta das suas” tem o seu maior valor no aluguel de sua imagem.

Neymar ainda é um garoto, mas não aprontou muito. Já brigou por ficar no banco de reservas, mas nunca forçou a barra para ir curtir o carnaval, não faz leilão para ficar no clube, não se atrasa em treinamentos ou arruma confusão com colegas de campo ou diretores do clube e nunca se envolveu em polêmicas envolvendo festas com traficantes ou coisas do gênero. O garoto é um santo? Longe disso! Tem tudo de ruim que a juventude pode trazer, mas é muito bem orientado quanto a sua carreira.

Inteligência e habilidade expuseram a falta de qualidade no futebol brasileiro

O fato que muita gente não se deu conta é que ele, ao ter sua permanência no Brasil bancada com alto valor financeiro, acabou expondo seus colegas de trabalho ao ridículo. Não é ele que ganha muito, os outros é que jogam pouco!

Neymar não merece ser invejado por esses cabeças de bagre que jogam nos times brasileiros, deve ser admirado, respeitado e estudado.

Seu contrato é de merecimento, não de jogadas de empresários e técnicos interessados em apenas lucrar com um esportista as custas da paixão de uma torcida por seu time.

O caso “Kléber, o ex-gladiador”

Os demais atletas é que são excessivamente remunerados, Kléber (ex-Palmeiras) é um bom exemplo. Bonecos do jogador com o uniforme verde e branco hoje não servem para mais nada a não ser para a prática de Vodu. A desgraça do jogador, que antes era admirado por qualquer palmeirense começou no meio de 2011.

Ao receber uma oferta para se transferir para o Flamengo com um grande aumento de salário, Kléber pressionou a diretoria do Palmeiras para ter aumento e não sair do clube.

Fez da pior forma possível. Se queria ganhar mais, que mostrasse serviço em campo, que tivesse sua imagem bem trabalhada e permanecesse fora de encrencas. Ao ter seu aumento negado tratou de jogar de forma omissa, fugindo de divididas e, mesmo sendo atacante, praticamente não fez mais gols. Saiu pela porta dos fundos para o Grêmio.

Ainda há uma saída para o futebol no Brasil

A revolução que Neymar está fazendo ao continuar no Brasil é muito maior do que ele imagina. O garoto está ensinando o caminho aos demais, mostrando que inteligência e talento são duas características que podem caminhar juntas.

Que os torcedores o sigam, mesmo com aqueles cortes de cabelo extravagantes e esquisitos, e que seu exemplo mostre aos demais atletas e as diretorias dos clubes que há mais do que estão enxergando.

Até mais!

Leia também


2012, quero estar lá quando acabar
2012Uma retrospectiva que você não viu na televisão ou nas redes sociais. Ótima para começar 2012 de olho em realizações e acabar com chave de ouro Leia mais

Aumento de salário: saiba como pedir ao seu chefe
homem lendo jornal com o pe em cima da mesaConseguir um aumento de salário é mais fácil do que você imagina. Siga as dicas para convencer seu chefe e veja exemplos do certo e do errado nessa hora Leia mais

Colegas de trabalho ou trombadinhas com CLT?
Cachorro atras das gradesO que fazer quando os colegas de trabalho furtam coisas da empresa? Se juntar ao esquema, chantagear os gatunos, denunciar ou não fazer nada? Leia mais

Comente:

  • Daisy

    Boa Urso. Preciso, verdadeiro e realista.

  • Aninha

    Só tenho uma observação a ser feita: hoje, Robinho tem muita consciência dos erros que cometeu. É ótimo pai, bom ex-marido e, entrando no tema futebol, ele fez questão de ajudar Neymar a colocar os pés no chão, dando muitos conselhos e indicando o caminho certo. Por tudo o que fez no Santos, pelos dribles, pelos gols, pela simpatia com os torcedores, Robinho merece admiração!!!!!

  • Jão

    O moleque é bom, bom demais! Vai ser questão de tempo para estar fazendo seus gols por algum grande clube europeu. Mas a realidade é que o futebol brasileiro está morto e enterrado. Eu, como Palmeirense, prefiro o Kleber a favor a tê-lo contra. Mas eu não ousaria falar isso há 18 anos atrás. Nesse período, ele seria reserva do Maurílio ou do JeanCarlo. Compara-lo com Evair  e Edmundo é sacanagem! De qq forma, os salários estão absurdos para esses pernas de pau. Vejo os torcedores especularem transferências entre times e falarem de salários de R$200 mil como se fosse dinheiro de pinga! Porra! Isso dá 2.4 milhões no ano, o que equivale a 10% de uma boa cota anual de patrocínio master de camisa! Lembrando: Num time, temos uns 25 a 30 atletas. Como fecha essa folha de pagamento?

  • Dilmapduarte

    Hummmmmm Se vc não não entendesse tanto de futebol, soubesse escrever, ser argumentativo e hetero;
    diria que vc é “joão chuteira”. Fico por aqui, pois a imagem que tenho dos jogadores a a pior possivel, então não me atrevo a opinar. No mais se vc diz que ele é bom jogador eu acredito.     

  • Flavio

    O que ele ganha aqui com salario e direito de imagem se paga apenas em salario na EUROPA, e jogadores como Messi e C. Ronaldo faturam quase 2 vezes o seu salario em direitos de imagem. E se analisarmos bem a cada 1 ano fora são 3 anos aqui. 

    • Vitor

      Você só se esqueceu de uns “pequenos” detalhes:
      1) Apesar de saber que o Neymar poderia ganhar três vezes mais na Europa, ele gastaria cinco vezes mais para viver. Vivo na Europa e posso lhe assegurar que o dinheiro que se gasta aqui é muito maior que no Brasil.
      2) O dinheiro que o governo do país que ele jogasse ia tomar dele em impostos e taxas, é infinitamente superior ao que ele é forçado a pagar no Brasil. Aqui, os ricos pagam MUITO imposto e a sonegação não é algo tão simples de se fazer – especialmente quando se é uma estrela em evidência e quando o mundo todo sabe o seu salário.
      3) Viver na Europa é UMA MERDA! Um frio desgraçado, comida péssima (a menos que se more na Itália) e um preconceito mascarado com negros e pardos – como é o caso do Neymar.

      Portanto, acho que o Neymar está certíssimo em ficar no Brasil. Ele ganha muito bem, tem um futuro excelente no futebol e terá certamente uma vida mais feliz no Brasil. Falo isso por experiência própria. Não jogo futebol, mas trabalho na Europa. O dinheiro que ganho aqui é maior, mas gasto mais para viver. E ainda por cima, não tenho feijoada, churrasco e caipirinha. E como carne com gosto de esterco (acho que as vacas são alimentadas com esterco aqui – a carne tem um gosto insuportável). Resumindo, seria mil vezes mais feliz no Brasil.

      Assim que tiver a primeira chance, volto correndo pra casa e não saio daí nunca mais – nem por decreto!

      • Flavio

        Acho que não é bem isso não…

        País – Brasil
        Alíquota máxima do IR* – 27,5%

        País – Espanha
        Alíquota máxima do IR* – 48,0%

        . É que os brasileiros contribuem excessivamente com outros tipos de impostos. ”Há três bases para tributação: renda, patrimônio e consumo”, afirma o ex-secretário da Receita Federal  Everardo Maciel. O que deixamos de pagar sobre nossa renda pagamos sobre nosso patrimônio e, sobretudo, nosso consumo. A maioria das pessoas nem se dá conta disso, mas há impostos nos preços de todos os produtos que são comprados. São impostos cobrados das empresas e embutidos por elas em seus preços.

        Só para meio de comparação(carros importados)

        Um Land Rover Evoque modelo de entrada cusataria na EUROPA 78 mil reais
        o mesmo carro comprado aqui sai por 190 a 220 mil reais, fora impostos anuais que variam de 4.5% mais seguro. 

        Um carro nacional

        Uno mille na argentina sairia por R$19.250,00 
        O mesmo carro aqui sai por 27.00,00 

        Detalhe o carro é fabricado aqui e enviado para Argentina

        Isso é só uma base, alisando tudo acho que ficariamos de queixo caindo em relação a tudo cara, TV, GELADEIRA, tudo ai é mais barato. Creio que o custo de moradia ai sim ser bem mais caro, mas se comparando com o nível de conforto e praticidade e qualidade de vida que sem tem, acho justo. 

        Aqui no Paraná temos pedagios (absurdos) mas a qualidade das rodovias é de tirar o chapéu. Mas só acho absurdo pagar algo em torno de 50 reais para rodar 400km pois já pago esse imposto no veiculo e na gasolina.

        Porém nem tudo se deve ao alto imposto isso é certo, pois as montadoras e lojas tem lucros absurdos no Brasil, pelo simples fato de que, por eu vou vender um carro a 20mil se eles pagam 27mil? Porque vendeu uma cueca CK por R$20,00 se eles pagam R$ 90? O governo retirou o IPI de carros e geladeiras a diferença nem foi tão absurda e quantas pessoas aproveitaram para comprar carros? Acho que daqui a 2 anos não vai caber mais carro em São Paulo, imagina se o governo retira o imposto da Gasolina o caos que não viraria esse Brasil?

        Talvez se o Governo adotasse uma medida para retirar os carro velhos das ruas e diminuísse os impostos fazendo assim uma rotatividade seria uma boa solução.

        Acho que essa pauta sobre impostos e porque o brasileiro aceita pagar mais por menos daria um bom texto para o PAU!!!  

  • Fabiscorreia

    Só discordo da parte “Estima-se que seus rendimentos estejam na casa dos R$ 3 milhões mensais, entre salário e patrocínios. Considero o valor merecido.”. Não acho que mereça R$ 3 milhões, não pelo Neymar em si, mas pelos  salários do jogares, em geral. Mas até entendo o que você quis dizer…hehehe

  • Zecaeta

    Muito bom, Urso, precisa a sua analise, aliás como sempre. É isso mesmo o menino, os pais dele e o presidente do Santos o sr Luís Álvaro, estão dando uma aula de Marketing aos presidentes dos outros clubes brasileiros.

    • Flavio

      Só informando que o Sr Luis Álvaro se baseou no esquema que o Corinthians fez para trazer Ronaldo ao Brasil, ele mesmo disse que o esquema de Marketing do Corinthians fez eles abrirem os olhos para manter um jogador do nível do Neymar no Brasil.

  • Anônimo

    Que isso sirva de exemplo para os outros jogadores e os outros times, pô, afinal de contas somos o país do futebol, a fábrica de craques, eles tem que valorizar o Brasil e mostrar que aqui também dá pra ganhar bem, e com isso pegar o gancho e melhorar tbém as outras áreas, educação, saúde e etc…!!

  • Carlos Santiago

    Boas palavras Urso!

    Já entendemos, ou melhor, alguns já entenderam como se faz para manter um craque e usar sua imagem para gerar lucro. Precisamos, agora, lembrarmos que “o país do futebol” hoje é a Espanha, que essa famosa frase é flexível e acompanha quem melhor representa o esporte. E aprender, também, com eles.

    Abraços,
    Carlos Santiago
    http://www.reescrito.com.br

  • http://www.pergunteaourso.com.br Marcelo Vitorino

    Desculpe, não escrevi nada disso no meu texto… Tem certeza de que leu a coisa certa?

  • Higor Oliveira

    Mas convenhamos Urso, quanto ao mkt que o clube faz. Acho que grande parte disso deve-se ao retorno do Ronaldo, que revolucionou o mercado publicitário no futebol e criou um “modelo” para os demais clubes.

    • http://www.pergunteaourso.com.br Marcelo Vitorino

      Concordo!

  • Marcilio

    É um jogador talentoso que foi trabalhado para fazer dinheiro. Há um grande marketing por trás dele, fazendo bom uso de sua imagem, que foi super exposta na mídia. Neymar virou modismo. Mesmo com aquele cabelo ridículo, faz moda. Meio moleque, meio malaca, menino driblador que encara qualquer beque: mesmo de smoking. Se é bem trabalhado nos bastidores, falta-lhe maturidade. Melhor vender só a imagem por enquanto. Quando fala e expõe suas idéias é que ´pisa na bola: Chegou a defender Ricardo Teixeira, dizendo que ele é um excelente dirigente. Mas para quem ganha o que ele ganha, tudo parece excelente.