Nos vemos em 2012

O último post do ano é sempre algo complicado de escrever, pois tudo o que passou volta à memória como se estivesse acontecendo novamente. Em 2011 muita coisa mudou por aqui após quatro anos de blog: tecnologia, parcerias, design, formatação e o principal, o autor mudou.
Não, não se precipitem ao achar que deixei de escrever ou outro tomou o meu lugar, o Pergunte ao Urso sempre foi escrito por mim, Marcelo Vitorino, e se um dia eu parar de escrever provavelmente encerrarei as atividades do blog, pois não faz sentido algum que outra pessoa o gerencie.
Não é excesso de preciosismo ou prestígio ao meu ego, na verdade sua essência não permitirá que outra pessoa se aposse do “Urso”. Uma das coisas que aprendi neste ano é que se você não respeitar a origem e a finalidade das coisas, de nada adiantará se esforçar, tudo será em vão. O blog não tem uma finalidade comercial, posso aceitar alguns anúncios, fazer promoções, mas fora desenvolver um mídia kit não faço esforço algum para buscar anunciantes e se eu “terceirizasse” o blog, isso mudaria.
É engraçado tocar nesse ponto, “anunciantes”. Imagino que a maioria dos leitores não sabe como uma empresa toma a decisão de anunciar em determinado blog. Geralmente, empresas que investem em marketing acabam contratando agências digitais e estas contratam agências de mídia social. Como ninguém entende nada de mídia social, o cara que determina para onde vão os anúncios escolhe os amigos dele. Depois que descobri que precisaria ser “miguxo” de alguém, meio que broxei. Nunca tive a prática de lamber gente para ganhar moedas e não seria agora que iria mudar isso.
Uma das mudanças que aconteceram comigo está muito ligada ao que acabei de escrever: cansei da babaquice da mídia social. A falta de privacidade e meu incomodo com a exposição já serviu como tema em outro artigo.
Em 2011 aprendi na prática que não vale a pena se misturar com outros “blogueiros”. São raros os casos de gente que é mais que “blogueiro”, posso citar o Antonio Tabet (Kibe Loco), o Alexandre Inagaki (Pensar enlouquece), e… Os nomes já começam a rarear.
Muita gente é deslumbrada com um pseudo-sucesso. Quem frequenta os eventos do meio sabe disso, o sujeito que nunca foi ninguém ou pouco contribuiu positivamente na vida de alguém passa a ser “idolatrado” por alguma bobagem. De certa forma até acho normal que esse “deslumbre” aconteça em algum momento, imagino até que já teve quem pensasse que eu também participei disto, mas posso afirmar, sempre mantive os pés no chão.
É muito legal ter seu texto lido por milhões de pessoas? Claro que é! É bacana ficar recebendo presentes das marcas e sendo convidado para festas? Estaria mentindo se negasse. Porém, sempre tive consciência que tudo isso é muito efêmero, passageiro. Na verdade, o que vale mesmo são as relações que você constrói no mundo real, bem como, a forma com que você contribui para ele.
Em 2010 não vi absolutamente nada, não construí coisa alguma e aprendi menos ainda, olhando para trás acredito que passei um ano muito focado em questões profissionais para não encarar alguns problemas pessoais.
Ao começar 2011 decidi que deveria dar jeito na vida. Nunca revi tantos conceitos como fiz neste ano, conheci pessoas que, ajudando ou atrapalhando, me deram o fio da meada.
O que eu queria para mim estava na direção errada. Nunca quis ser “conselheiro amoroso” ou especialista em sexo. Ok, esse último eu queria sim, mas não precisava ser publicamente! De qualquer forma, quando comecei o blog esse não era o objetivo, mas a vida me levou para essa categoria.
Passei um pente fino em todas as relações que construí, profissionais e afetivas. Encerrei parcerias que foram construídas há muito tempo em ambos os campos e parti para minha reconstrução. No meio do caminho fiz alguns ajustes por aqui, deixando claro que o blog não é apenas de “sexo e relacionamento”, para isso mudei a página inicial, explicitando as demais categorias e coloquei datas de publicação específicas para os assuntos.
Decidi pela saída do portal M de Mulher e também passei a selecionar melhor os eventos e participações na mídia onde sou convidado.
Imagino que a maioria não saiba, mas tenho uma vida corporativa bem atribulada e, em alguns casos, é difícil quebrar o preconceito das pessoas por causa do que escrevo aqui.
A minha atividade profissional não é relacionada ao entretenimento e diversão, atuo como estrategista de comunicação digital por uma agência chamada Talk Interactive e dou palestras, treinamentos e cursos Brasil afora, com temas como uso profissional de mídia social, planejamento e estratégia para campanhas digitais, produção de conteúdo, marketing para e-commerce e outros. Como podem ver, mesmo com técnicas aplicadas no blog, nada do que faço é relacionado a ele.
O Pergunte ao Urso me trouxe muitas alegrias, mas me atrapalhou bastante também. Considero o saldo positivo porque, graças a ele, pude ter a oportunidade de trabalhar minhas questões pessoais, reconhecer a importância que cada acontecimento teve em minha formação e ser mais feliz.
Depois desse ano de intensa revisão e aprendizado, espero que 2012 seja um ano muito proveitoso, sinto muito se as mudanças promovidas não agradam, contudo, entre o pop e a alma, fiz a minha escolha.
Fica aqui registrado o meu agradecimento a vocês por me acompanharem mais um ano e terem me ensinado muito mais do que imaginam. Desejo a todos um excelente 2012!
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