O fim do Pergunte ao Urso

O fim do Pergunte ao Urso

Primeira versão

Print do Pergunte ao Urso no Inblogs

Blog na época do Inblogs

Visita ao Projac que rendeu as aparições na Caminho das Índias. Assista.

Em um dos vários eventos que estive. Foram mais de 50!

O acordo para o primeiro livro saiu nesse dia. Veja fotos do lançamento. Também tem a entrevista para o Pânico.

Depois de cinco anos é chegada a hora de dizer “até logo”. Sou péssimo com despedidas, então peço que me desculpe por qualquer derrapada que eu venha a escrever, ok? A partir de hoje, dia 31 de Outubro de 2012, o Pergunte ao Urso não será mais atualizado.

Eu já havia anunciado a “aposentadoria” no mês de julho. Só não havia me decidido qual a melhor data. Optei por encerrá-lo no mês em que o blog completa 5 anos de existência.

Ao longo desse tempo recebi cerca de 10 mil perguntas, publiquei por volta de 300 respostas, algumas mais bem humoradas, outras nem tanto, mas nunca deixei de colocar uma opinião, por mais que soubesse que poderia desagradar a alguém. A ideia sempre foi essa, responder sem bloqueios, um tapa na cara em forma de texto.

Antes eu tinha certeza de que o urso era uma criação minha, hoje noto que tanto ele quanto eu nos misturamos. Entrei com ironia de sobra, saí com tolerância as diferenças. Aprendi muito no relacionamento com os leitores, com o meio digital, com as críticas e com a dedicação que tive que dar para entender o verdadeiro motivo de cada pergunta e poder responder de forma compreensível. Comunicação não é o que você faz, é o que os outros entendem.

O blog me acompanhou em grandes mudanças na minha vida pessoal: tive um filho, migrei do marketing para o digital, encerrei um casamento de anos, encerrei uma sociedade, abri outra empresa, escrevi dois livros, encarei os meus demônios, entendi a essência das relações e finalmente encontrei o meu objetivo de vida.

Escrever um blog como o Pergunte ao Urso é uma experiência diferenciada, há ônus e bônus. Por escrever textos sobre sexo e relacionamento sou visto com preconceito no mundo corporativo até hoje. Acho essa discriminação de uma cretinice sem igual, como se eu não tivesse escrito textos sobre política, comportamento, carreira ou abordado temas delicados como assédio, aborto, drogas, corrupção.

Por outro lado, devido a grande exposição que tive, recebi milhares de mensagens de apoio, pude conhecer ótimas pessoas, participar de eventos importantes e tive espaço para colocar meu ponto de vista.

Creio que algumas das respostas que dei ajudaram muita gente a pensar fora do convencional, outras serviram para entreter um dia chato e deve ter havido algumas que causaram incômodo.

Acho que o grande valor do blog foi ter colocado um ponto de interrogação na pauta de milhares de leitores que o visitavam diariamente, seja para concordar ou discordar do que escrevi.

O blog continuará hospedado, portanto, estará aqui quando você precisar. Dele nasceram dois filhos que ainda estão nos primeiros passos, o primeiro tem forte vocação crítica/política e se chama Pérolas Políticas.

O segundo é para me desafiar um pouco mais e flerta com a literatura, escolhi o nome Naquela Mesa e é uma mistura entre crônicas e músicas da Bossa Nova e MPB. Não sei bem onde eles me levarão, nem se terão leitores como o Pergunte ao Urso teve, mas é o que quero fazer!

Tudo o que tenho a dizer agora se resume em agradecer! Muito obrigado por ter me dado a oportunidade de pensar, de rever conceitos, de errar e aprender.

Até logo!

Marcelo Vitorino

Ps. 1: Publiquei toda a história do blog, com estratégias, ações, o que errei, o que acertei e o que aprendi no blog da Presença Online.

Ps. 2: Se você quiser, deixe um comentário para deixar registrado sua experiência com o Pergunte ao Urso ou me mande um e-mail marcelo.vitorino@pergunteaourso.com.br!

Comentários

comentários



Leia também


Lingeries e fantasias íntimas: o guia completo para não fazer feio
lingerie-eroticaCalcinha sexy, fantasias ou conjuntos? Lingerie: o que a moda íntima pode fazer para ajudar ou te atrapalhar naquele momento Leia mais

Qual mentira mais descarada você já contou para um homem?
CheerleadersParticipe da promoção cultural do Pergunte ao Urso. Sua resposta pode valer um sextoy! Leia mais

Comentários

Powered by Facebook Comments

Se cadastre para receber as atualizações por e-mail

* indicates required



/

( dd / mm )


Sexo e relacionamento – Frequência dos e-mails

Carreira e cotidiano – Frequência dos e-mails

Comportamento – Frequência dos e-mails

Educação e saúde – Frequência dos e-mails

Política e religião – Frequência dos e-mails

Comunicados oficiais – Frequência dos e-mails

Presença Online – Frequência dos e-mails


Comentários

comentários