Sim, vou me aposentar em breve

Assim como fazem os jogadores de futebol em final de carreira, resolvi antecipar a oficialização da minha decisão de me aposentar da autoria do blog Pergunte ao Urso. É uma decisão praticamente irremediável. Só a data que ainda não está definida, podendo ser em outubro, que é quando o blog completa 5 anos, ou em 21/12/2012, que é quando o mundo acaba, pelo menos na teoria.
Já informei pessoas próximas sobre minha decisão e estava, de certa forma, ansioso para compartilhá-la com todos que gostam desse blog, assim posso explicar também o que me levou a isso.
O nascimento do “Pergunte ao Urso”
A origem do Pergunte ao Urso se deu por causa do meu trabalho com marketing, eu precisava testar o modelo de comunicação digital, pois estava envolvido no desenvolvimento de um portal feminino. Escolhi uma plataforma e, de forma despretensiosa, criei o blog para me ambientar.
Por que “Urso”?
Me chamo Marcelo, e, em diversos momentos da vida, por ter um primeiro nome comum, fui chamado pelos sobrenomes ou por apelidos, o último e mais conhecido deu origem ao nome do blog. Me chamaram de “Urso” porque sou grande, branco, “fortinho” e, principalmente, pelas patadas irônicas que sempre distribuí quando diante de bobagens proferidas.
Quem acompanha o blog desde o seu início, se é que existe alguém, sabe que durante um bom tempo eu não me identificava. Quando surgiram os programas de televisão, livros e tudo mais vi que não haveria outro jeito a não ser dar o nome do tal urso.
Fama, dinheiro, mulheres, ego e confusões
A intenção em escrever o blog não foi a de ficar “famoso” ou ganhar dinheiro com ele, muito menos a de pegar mulher.
Apesar de nunca ter tido problema com as mulheres (mesmo não sendo ideal de beleza), admito que o personagem ajudou nessa área. Diferentemente do que as pessoas imaginam não melhorei por causa do assédio, que em alguns momentos realmente me deixou perplexo, mas sim pelo entendimento que hoje tenho a respeito do universo feminino.
Esse conhecimento veio através da constante reflexão sobre o comportamento humano que me foi imposto pelas perguntas enviadas. Obviamente que não consegui responder os mais de 7 mil e-mails que recebi, até porque, muitas são parecidos e outras nem resposta merecem, contudo, li todos.
Me corrompi, durante um tempo, com a sedução de um mundo fascinante que se abre quando você vira um comunicador. Convites para festas, mimos de empresas, dinheiro de publicidade e a luz da mídia mexeram comigo. Fiz uma ou outra bobagem, mas logo entendi que nada disso significa algo.
Como nunca me considerei um “blogueiro” arrumei diversas encrencas no mundo da mídia social, onde parte das pessoas que nunca foram nada conseguiram seus minutos de fama e tem como objetivo de vida obter fãs, seguidores e qualquer outra coisa que melhore sua autoestima.
Me arrependo de algumas confusões, mas nada demais também para me fazer perder 5 minutos de sono. Prefiro me focar no que aprendi com os erros.
Sobre minha decisão de parar
Durante uma fase da minha vida tive muito prazer em escrever o blog, depois, conforme a visibilidade foi aumentando, minha responsabilidade com o conteúdo também aumentou e, com isso, o prazer diminuiu.
A “obrigação” de escrever, de forma responsável, se tornou pesada.
Outro problema está relacionado ao tempo, no caso, a falta dele.
Preciso de tempo para dedicar ao trabalho na Presença Online, ao lazer (coisa rara na minha vida), às minhas relações sociais e à minha saúde (sim, eu preciso de descanso também).
Diante disso, não vou escrever qualquer coisa só para publicar e cumprir tabela, prefiro parar.
O blog continuará hospedado e acessível. Não devo passar ele para alguém escrever em meu lugar, não acho que daria certo.
Antes de encerrar as atividades publicarei um material descrevendo o que estava por trás do blog: como criei, as melhorias tecnológicas envolvidas, o planejamento, o que deu certo e errado e tudo mais que possa servir como referência para alguém que deseja seguir esse caminho.
Ainda temos mais um tempo por aqui, portanto, nada de tristeza, vamos aproveitar o que tempo que resta e nos divertirmos até lá.
Espero que compreendam minha decisão, qualquer dúvida, já sabem: [email protected].
Até mais!
Comentários
Comentários
Powered by Facebook Comments