Relações poligâmicas já foram toleradas e ainda são em alguns lugares

Continuando a resposta sobre relacionamentos a três iniciada no trecho anterior, caso você não saiba, esse modelo familiar que temos, onde um casamento só pode ocorrer entre duas pessoas, não é muito antigo.

Napoleão, o homem que mudou a sociedade familiar

Toda sociedade tem leis que regem a conduta dos cidadãos. O primeiro código de leis foi o de Hamurabi – o do famoso olho por olho, dente por dente – depois vieram outros. O código civil brasileiro é baseado no código Napoleônico, e foi lá que essa história de casamento único começou.

Napoleão precisava de um modo mais fácil de promover a divisão de bens, proibiu então que um homem pudesse ter mais que uma esposa. Na história da humanidade, durante o período de guerras, a poligamia foi tolerada justamente pela falta de homens disponíveis.

Nos acostumamos a esse modelo, o que não quer dizer que ele seja certo ou errado, é apenas um modelo. Quem é você e quem sou eu, como indivíduo, dentro de 7 bilhões de pessoas, para garantir que só o meu jeito de ver as coisas é o que vale? Seria muita prepotência afirmar isso.

Em regiões afastadas dos grandes centros, “casamentos” diferentes são relativamente comuns. Lembro-me de um filme que retratou uma situação inusitada, uma mulher casada com três homens. O filme foi baseado em uma história real, se quiser ver a entrevista da musa inspiradora, achei aqui.

Outros filmes já exploraram essa temática, encontrei uma relação no G1 com algumas indicações, dentre elas, uma que considero muito bacana, “Vicky Cristina Barcelona”.

[youtube]OQMpOyy7zgs[/youtube]

O que quero dizer com isso tudo é que o modelo que você deseja, apesar de incomum e ilegal no Brasil (por enquanto), não tem nada de imoral ou está fora de uma possibilidade real. Basta encontrar mais pessoas que topem o sistema, quem sabe vale a pena você montar uma rede social?

Desafio para as leitoras

As demais leitoras do Pergunte ao Urso devem estar horrorizadas com meu posicionamento. Quero propor um desafio mental. Supondo que, dado momento de uma relação, o namorado/marido chega com uma novidade: “querida, gosto muito de você, mas também gosto do Paulão e quero ficar com os dois”. Diante disso você:

a)    arruma as malas dele e o manda embora

b)   conhece o Paulão, vê se curte o cara e faz o arranjo permanente

c)    aceita que ele se encontre ocasionalmente, com ou sem a sua participação

Respondam nos comentários, por favor! Depois, se desejarem, podem ler a última parte dessa resposta, que mostra as vantagens e desvantagens de ter uma relação a três, dando dicas para conseguir estabelecer uma, seja para sexo ou algo mais duradouro. Até mais!

Comentários

comentários



Comentários

Powered by Facebook Comments

Se cadastre para receber as atualizações por e-mail

* indicates required



/

( dd / mm )


Sexo e relacionamento – Frequência dos e-mails

Carreira e cotidiano – Frequência dos e-mails

Comportamento – Frequência dos e-mails

Educação e saúde – Frequência dos e-mails

Política e religião – Frequência dos e-mails

Comunicados oficiais – Frequência dos e-mails

Presença Online – Frequência dos e-mails


Comentários

comentários